Vereadores aprovam projeto que cria impostos municipais em São Sebastião do Passé

Vereador Soldado Nailson foi o único a votar contra os novos impostos

A Câmara de Vereadores de São Sebastião do Passé aprovou, nesta terça-feira (10), por maioria, o projeto de lei que institui a COSIP – Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública e a TRSD – Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares, também conhecida como “Taxa do Lixo”. A matéria recebeu o voto a favor de nove dos treze vereadores que compõem aquela casa legislativa.

Apenas o vereador Soldado Nailson (Republicanos) votou contra o PL, o qual classificou como sendo um instrumento de arrecadação financeira. “Querem incrementar a receita no próximo ano colocando a conta nas costas do contribuinte”, protestou.

De acordo com Soldado Nailson, além da taxa de iluminação pública já existente na conta de energia, agora será cobrado a COSIP, tornando a conta de luz, ainda mais cara. “Sabe o lixo que você coloca na sua porta? Pois bem! Agora você vai pagar pela remoção e destinação dele”, alertou.

Votaram contra os interesses do povo e a favor das novas taxações os seguintes vereadores: Gil do Posto, Gerson Portela, Aninha da Saúde, Eto de Severo, Jai da Jangada, Conceição Gonçalves, Vanderlei Carteiro, Zé Roberto e Sérgio Sacramento.

O painel de votação da Câmara de Vereadores registrou ainda três abstenções: Vereador Rodrigo Bateria, vereador Guila de Lamarão e vereador Braguinha. Como foram aprovados em definitivo, os dois impostos passarão a vigorar já a partir de janeiro de 2025.

A medida tem gerado revolta entre a população sebastianense, especialmente devido às críticas relacionadas ao impacto financeiro sobre os contribuintes, que assistiram a menos de um mês, Nilza da Mata reajustar os valores do IPTU, ISS e TFF.