O prazo para declarar o IR termina no dia 31 de maio, data na qual também será liberado o primeiro lote de restituição. Se a pessoa deixar de prestar contas com o fisco, o valor da multa é de 1% ao mês sobre o devido, calculado na declaração. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do Imposto de Renda. Estipulado pela Receita Federal, o prazo para declarar o IR termina no dia 31 de maio, data na qual também será liberado o primeiro lote de restituição.
Com apenas 21 dias restando para acabar o prazo limite para declaração, é o contador Ângelo Santana orienta que o contribuinte se organize para pagar seus impostos, considerando as penalidades caso haja atraso na declaração. “Se a pessoa deixar de prestar contas com o fisco, o valor da multa é de 1% ao mês sobre o valor devido, calculado na declaração”, disse Ângelo.
Ainda de acordo com o contador que é diretor do escritório Santana Contabilidade, em São Sebastião do Passé, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor da multa começa a contar no dia seguinte da data limite de entrega e termina sua contagem na data do envio da declaração ou, se não for entregue, na data do lançamento de ofício pela Receita Federal.
Além disso, o quão antes enviar sua declaração ao fisco, antes receberá a restituição. Caso o contribuinte ainda queira ter uma chance de receber no primeiro lote, o prazo de entrega é até hoje. Ainda mais considerando que o valor da restituição ficará rendendo de acordo com a Selic. Com o dinheiro em mãos, é possível investir em algo mais rentável.