Termina hoje (15), no Colégio Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, em São Sebastião do Passé a 1ª Exposição de Fotografias de Mulheres Pretas Sebastianenses. O evento, é uma conclusão de roteiro pedagógico da disciplina de Artes, ministrada pela professora Cátia Garcez com os alunos do 1º ano do ensino médio daquela unidade estadual de ensino.
Segundo a professora Cátia Garcez, curadora da exposição, são mais de 80 fotografias em preto e branco de mulheres pretas sebastianenses, na sua maioria fotografadas pelos próprios alunos, o que valoriza ainda mais a exposição.
A exposição foi batizada com o nome de dona Nini Teles, ‘in memoriam’ uma mulher negra sebastianense, casada com o saudoso Edvaldo Conceição, mais conhecido por “Dudu Bigode de Burro”, e com relevantes serviços prestados à comunidade, especialmente na função de parteira do município.
Familiares da homenageada visitaram a exposição nesta manhã, agradecendo a Cátia Garcez e a Direção do Polivalente pelo que classificaram como um valoroso e justo reconhecimento. Ex-moradora da rua Don Pedro II, dona Nini, também se notabilizou na condição de produtora cultural, uma vez que realizou, durante anos, a tradicional queima de judas no período da Semana Santa, além do bumba meu boi, outra expressão cultural da região.