O ex-presidente Jair Bolsonaro não quer voltar ao Brasil. Segundo a coluna do Mazzini, do Isto é, ele viajou para a cidade norte-americana de Orlando, na Flórida, como parte de um plano de proteção contra eventual prisão.
Ainda de acordo com a coluna, o assunto ainda é tratado sigilosamente entre a família. A família pede a celeridade à Embaixada da Itália em Brasília para a emissão da cidadania italiana para a esposa, a filha menor e, principalmente, o ex-presidente
“O plano de fuga de Bolsonaro está traçado: Nos Estados Unidos, ele consegue se esconder por um tempo e driblar a Justiça brasileira, mas corre risco de o FBI e a PF baterem à sua porta e voltar algemado para o Brasil em caso de eventual mandado. Mas, se for para Roma a tempo, com cidadania, ele não volta mais, em razão de o país europeu não ter tratado de extradição”, diz o colunista.
Os filhos com mandatos, Flávio (senador), Eduardo (deputado federal) e Carlos (vereador no Rio de Janeiro) também estão com pedido de cidadania em aberto, mas não pretendem deixar o Brasil. Oficialmente a Embaixada não confirma o protocolo dos pedidos.
A assessoria disse que, por questões de sigilo, não pode fornecer informações sobre esse tipo de demanda.