Tavares recomenda medidas de prevenção à ansiedade, depressão e suicídio nas escolas baianas

Foto: Divulgação/Deputado estadual Pedro Tavares 

Atento à saúde mental de professores e alunos, o deputado estadual Pedro Tavares (UB) indicou ao Governo do Estado a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à ansiedade, à depressão e ao suicídio, no projeto pedagógico desenvolvido nas Escolas Públicas e Privadas de Educação Básica, localizadas em território baiano. Conforme ressaltou o parlamentar, entre as ações que devem ser implementadas no âmbito escolar estão palestras, debates e distribuição de cartilhas de orientação aos estudantes, pais, docentes e servidores.

A iniciativa, segundo o deputado, tem como alvo a comunidade escolar ligada à educação básica, que compreende a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. De acordo com Tavares, a ansiedade pode ser descrita como uma emoção desagradável que traz medo e tensão. Ela pode ser desencadeada por uma situação de risco ou ameaça, podendo gerar insônia, tremedeira, palpitação, entre outras manifestações.

“A ansiedade faz parte da vida da maioria da população mundial, sendo considerada o mal do século. A ansiedade surge principalmente durante a experiência de algo novo ou de algum momento de mudança. Nesse caso, o indivíduo é acometido pela ansiedade em um momento pontual, de curta duração, no qual o mesmo consegue lidar e administrar os sintomas e retomar o seu estado de equilíbrio e clareza. Em contrapartida, o transtorno de ansiedade se apresenta quando a ansiedade ocorre com muita frequência ou vem muito forte, prejudicando tanto a saúde mental como o funcionamento do corpo”, explicou.

Em paralelo à ansiedade, ressalta o parlamentar, a depressão é uma doença resultante de uma interação complexa entre fatores sociais, psicológicos e biológicos. Para Pedro Tavares, muitas pessoas cometem o equívoco de achar que a depressão é apenas uma tristeza mais profunda, quando na verdade a doença afeta a maneira como o indivíduo se sente, pensa e lida com suas atividades diárias, apresentando constantemente pensamentos negativos, sentimentos de culpa, inutilidade, baixo autoestima, e tristeza, causando inclusive alterações químicas no cérebro.

A depressão se apresenta como uma enfermidade que impede o indivíduo de viver em sua plena competência, enquanto deve ser tratada para que ele possa encontrar as condições necessárias para desenvolver suas potencialidades.

“O presente projeto traz o condão de orientar as crianças e adolescentes nas escolas públicas e privadas de ensino básico do Estado da Bahia. Muitas vezes o cidadão completa seu ciclo escolar sem nunca ter ouvido falar em ansiedade e depressão, enfermidades que crescem de forma exponencial na sociedade moderna. É preciso que as crianças e adolescentes em formação compreendam as variáveis que podem causar o transtorno de ansiedade, depressão e suicídio. Por fim, a partir da instrução, orientação e aprendizado, os alunos das escolas públicas e privadas de ensino básico do Estado da Bahia encontrarão ainda mais condições para desenvolverem suas competências e potencialidades, se livrando de serem acometidos por essas enfermidades que não condizem com a vida em pleno equilíbrio”, concluiu.