Os 337 premiados em três editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) de incentivo à cultura, na Bahia, começaram a receber o repasse dos pagamentos nessa segunda-feira (26), por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa). O montante pago é de quase R$ 10 milhões.
Um evento foi realizado na sede da secretaria para marcar a ação. Na ocasião, o titular da pasta, Bruno Monteiro, recebeu mestres da cultura popular, que representaram os premiados, reconhecidos por seus legados ancestrais.
Outros 919 projetos, contemplados em 16 editais de diversas linguagens artísticas e culturais, devem receber os recursos na primeira quinzena de março. Já os contemplados nos editais de fomento e premiação do audiovisual, que seguiram cronograma separado, têm previsão de recebimento até o final de março.
Após pagamento dos projetos habilitados, suplentes serão convocados e pagos com recursos de rendimentos bancários, recursos restantes do que foi previsto inicialmente para alguns editais e recursos não aplicados por municípios baianos.
Dentre os presentes estiveram a artista e presidenta da Associação de Circos Itinerantes, Wilma Macedo; a representante da ACBANTU – Associação Nacional Cultural de Preservação da Cultura Bantu, Tata Konmannajy; e a estilista Dete Lima, responsável por vestir as deusas do ébano do Ilê Aiyê há 43 anos.