Mais de 2 mil conselheiros tutelares foram escolhidos para compor os 445 Conselhos Tutelares existentes na Bahia no último domingo, dia 1° de outubro. O Ministério Público estadual acompanhou o processo de escolha em todos os municípios baianos.
As votações ocorreram, de forma unificada, em todo o país. Por meio dela, cidadãos e cidadãs com título de eleitor válido e emitido até 90 dias antes do pleito puderam escolher os novos integrantes do órgão, que é responsável pela defesa das crianças e adolescentes em cada cidade.
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, informou que o governo tem a intenção de aprimorar a eleição unificada de conselheiros tutelares, processo que deverá mudar a forma de divulgar candidatos que concorrem no pleito.
Em São Sebastião do Passé, cerca de três mil eleitores foram às urnas, instaladas no Colégio Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, para escolher os cinco novos conselheiros que atuarão na defesa dos direitos de crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos.
Presente no ‘colégio eleitoral’ para acompanhar o pleito a Promotora de Justiça da cidade, Daiane Bulcão, disse à imprensa que o processo foi tranquilo e sem maiores intercorrências.
Conselheiros eleitos:
. Nildete Santana
. Márcia Cristina
. Dulce Gomes
. Elane Alves
. Marize Oliveira