SAC Móvel disponibiliza nova Carteira de Identidade Nacional para os sebastianenses

A equipe do SAC Móvel, está atendendo cerca de 150 pessoas por dia em São Sebastião do Passé

A carreta do SAC Móvel continua em São Sebastião do Passé para ofertar, dentre outros serviços, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples.

Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.

O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

No SAC Móvel os sebastianenses também poderão tirar ainda a Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, CPF, além orientação e recadastramento de pensionistas do Estado, registro de críticas e denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado e serviços do PLANSERV. Vale ressaltar que o atendimento ao público, acontece de 4 a 9 de fevereiro, das 7h30 às 17h.

Como havíamos adiantado a nossa reportagem apurou junto à Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN), que partiu do ex-candidato a prefeito, Ângelo Santana, a solicitação para que a carreta do SAC Móvel viesse para São Sebastião do Passé. Para justificar o pedido, Ângelo relatou a dificuldade que a população estava passando para tirar a carteira de identidade, por conta do fechamento do posto do SINE Municipal, em dezembro de 2024.