O deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, quer homenagear o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento baiano.
Ao justificar a homenagem, Rosemberg citou a fala proferida por Moraes em sua posse como presidente do TSE. “A democracia é uma construção coletiva de todos que acreditam na soberania popular e, mais do que isso, de todos que acreditam e confiam na sabedoria popular, que acreditam que nós, autoridades do Poder Judiciário, do Poder Executivo, do Poder Legislativo, somos passageiros, mas que as instituições são permanentes e imprescindíveis para um Brasil melhor”.
Para Rosemberg, essas palavras expressam com clareza o pensamento do magistrado sobre a necessidade de fortalecimento das instituições para a manutenção da ordem democrática, da necessidade de união dos Três Poderes da República para um Brasil “com mais harmonia, justiça social, mais igualdade, solidariedade, com mais amor e esperança”.
O deputado lembrou que Moraes é também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Como presidente do TSE e integrante do STF, ele tem recebido, com todo o mérito, a admiração e o respeito do povo brasileiro, bem como despertado a ira e o temor daqueles que insistem em afrontar as instituições democráticas, pugnando por um regime autoritário e intervenção das Forças Armadas”.
Ele citou as decisões do magistrado, destacando em especial as voltadas para o incessante combate às “fake-news”, “poderosa arma político-ideológica utilizada pelo presidente da República e inúmeros seguidores, com a disseminação de informações falsas envolvendo não apenas adversários políticos, como até mesmo dificultando o combate à pandemia da Covid-19”.