
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lança, nesta quinta-feira, 10 de abril, às 16h30, a 11ª edição da revista Perfil Financeiro dos Municípios Baianos. A publicação será apresentada durante o I Seminário Baiano de Finanças Públicas, que acontece nos dias 10 e 11 de abril, no auditório da Desenbahia (R. Ivone Silveira, 213, Narandiba, Salvador), promovido pela SEI em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) e sua Escola de Contas.
O evento vai reunir renomados especialistas regionais e nacionais, gestores públicos municipais, estaduais e federais e demais interessados em discutir os temas Reforma Tributária e Federalismo Fiscal. A programação completa está disponível no site financaspublicas.sei.ba.gov.br. Conteúdos voltados às finanças municipais têm espaço garantido na programação, como transferências aos municípios, endividamento municipal, gestão pública municipal e regimes próprios de previdência.
Publicação – A nova edição da revista Perfil Financeiro apresenta, com base em dados fornecidos pelo TCM-BA, a análise da realidade fiscal dos municípios baianos, destacando as trajetórias de receitas e despesas, organizadas conforme o porte populacional. Traz também três artigos de especialistas convidados, que também são palestrantes do evento. O entrevistado da edição é o professor Francisco Lopreato, do Instituto de Economia da Unicamp. Na conversa, ele reflete sobre os desafios enfrentados pelos estados na distribuição de recursos e responsabilidades no contexto federativo, sugerindo uma análise crítica das implicações desse modelo para a sustentabilidade fiscal e o desenvolvimento regional. Lopreato também será palestrante do seminário.
A versão digital do volume 11 estará disponível gratuitamente no site da SEI, após o lançamento, na seção Publicações SEI.
Fonte: Ascom/SEI