
A rede pública estadual de ensino retoma as aulas nesta segunda-feira (10) com cerca de 700 mil alunos e 35 mil professores, distribuídos entre as 1.044 unidades escolares, com 666 anexos, espalhados pelos 417 municípios da Bahia. Segundo o jornal A Tarde, foram investidos em torno de R$ 12,4 bilhões no ano passado na educação visando as mudanças previstas para 2025.
Dentre as mudanças previstas para este ano letivo, a principal é a implementação da Lei do Celular nas escolas, tema de debates entre o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, e representantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) no último sábado (8). Ficou definido que as escolas devem entregar um comunicado padronizado aos pais e responsáveis a partir desta segunda até a próxima sexta (14), com instalação de placas e distribuição de panfletos informativos sobre a legislação.
A Bahia foi o terceiro estado no Brasil com o maior número de aprovações para universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com 21.963 candidatos selecionados. Além disso, estudantes da rede pública ficaram entre os quatro melhores colocados com notas entre 980 e 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A rede pública alcançou o quinto lugar.