Projeto de lei propõe mudança de nome da Avenida Henry Ford no Polo de Camaçari para Carlos Itaparica

Foto: Divulgação

O Projeto de Lei encaminhado pelo deputado estadual Bira Corôa (PT), que institui a mudança do nome da avenida Henry Ford, localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, para Carlos Itaparica, tramita na Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo o parlamentar, Carlos Alberto Mota Itaparica, deixou uma lição de luta pela classe trabalhadora que precisa ser honrada, junto com sua valorosa história no movimento sindical e para os diversos movimentos sociais brasileiros. “Proponho este reconhecimento à força dos trabalhadores do Polo Petroquímico de Camaçari pelo exemplo de coragem e generosidade de Carlos que será para sempre lembrado”, disse Bira Corôa.

História
Formado em Química pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Carlos Itaparica trabalhou, por mais de 30 anos, no Complexo Petroquímico de Camaçari, onde iniciou na empresa CQR, depois incorporada ao Grupo Braskem.
Foi secretário sindical do Partido dos Trabalhadores (PT-Bahia), diretor da Confederação Nacional dos Químicos (CNQ-CUT), integrou a Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) como único representante dos trabalhadores latino-americanos no segmento da indústria química.

Foram mais de três décadas de atuação no Complexo Petroquímico de Camaçari, como químico, e desde sempre atuando na consolidação de entidades de lutas como o Sindiquímica, a Central Única dos Trabalhadores e o Partido dos Trabalhadores.