Começou a circular nos bastidores da política a informação de que o presidente do Olodum, João Jorge (PSB), tem grandes chances de assumir a Fundação Cultural Palmares (FCP) no governo Lula.
A entidade tem como missão os preceitos constitucionais de reforços à cidadania, à identidade, à ação e à memória dos segmentos étnicos dos grupos formadores da sociedade brasileira, além de fomentar o direito de acesso à cultura e à indispensável ação do Estado na preservação das manifestações afro-brasileiras.
Advogado e mestre em Direito Público pela UnB (Universidade de Brasília), João Jorge é também autor do livro Olodum Estrada da paixão, de 1996, e organizador da publicação que reúne as letras das músicas do Olodum de 1984 a 2018.
Ele também é responsável por diversos temas para o desfile do bloco no carnaval, entre sagas de civilizações antigas africanas a problemas sociais contemporâneos.
Vale lembrar que a fundação é ligada ao Ministério da Cultura, que será comandado a partir do próximo ano pela cantora Margareth Menezes.