Lideranças políticas ouvidas pelo site Jornal do Povo Online, estão indignadas com o secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia, Luiz Caetano, por causa de sua alegação, durante uma reunião com vereadores sebastianenses no último dia 14, de que o governador Rui Costa estaria revoltado com o município, por conta da decisão da prefeita Nilza da Mata (PP), de abandonar a base do governo e ‘pular’ para a do pré-candidato ao governo e ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).
De acordo com uma dessas lideranças que preferiu o anonimato, não há motivo para Rui Costa está retado com São Sebastião do Passé. “Ele tem que tá retado é com ele mesmo que na eleição municipal de 2020 decidiu apoiar a então candidata Nilza da Mata, mesmo sendo alertado por correligionários do estilo ‘infiel’ da agora gestora municipal.
Ademais, se tem alguém nessa história que tem motivos de sobra para estar retado, esse alguém é o povo de São Sebastião do Passé, que durante os dezesseis anos de governo do PT na Bahia (oito de Jaques Wagner e agora mais oito de Rui Costa), pouco recebeu ao longo desse tempo, mesmo dando retumbantes vitórias (sempre algo em torno de 70% dos votos válidos) aos candidatos petistas no município.
Prova disso é a recuperação da BA-512, estrada que liga São Sebastião do Passé a Dias d’Ávila, passando pelo distrito de Lamarão, um antigo sonho da comunidade, que vem se arrastando há anos, sequer foi inaugurada e já está completamente esburacada.