Composta por equipes de ouvidores e pesquisadores que visitarão, além da capital, a região metropolitana e o interior do estado, a Polícia Militar da Bahia passa a disponibilizar a Ouvidoria em formato itinerante. A unidade móvel especialmente adaptada será apresentada nesta sexta-feira (27) ao comandante-geral, coronel Paulo Coutinho, às 9h30, no Quartel do Comando Geral (QCG), nos Aflitos.
A estratégia especial para a interlocução e comunicação com a sociedade e o público interno tem o objetivo de aproximar as atividades da PM à comunidade, que também englobará os órgãos administrativos, de ensino e operacionais da PMBA em toda Bahia. O projeto foi idealizado pelo coronel Ubirajara, atualmente diretor do Departamento de Comunicação Social da PM (DCS), quando exerceu a função de Ouvidor, em 2018.
“A Ouvidoria Móvel vai viabilizar a maior difusão da escuta presencial qualificada, que seja capaz de mensurar e avaliar os serviços prestados pela PMBA. Esse projeto representa um ganho institucional na medida em que fornece ao comando da corporação informações e possibilita melhor tomada de decisões estratégicas, sendo um canal que estabelece diálogo permanente com o nosso público interno e externo, e consolida a participação popular de maneira mais acessível e igualitária”, explica a tenente Carla, responsável pelo projeto.
Além da preparação e capacitação da equipe técnica, foram adquiridos equipamentos para executar as atividades, a exemplo de computadores portáteis e do veículo especialmente adaptado para o deslocamento e atendimento adequado à sociedade e policiais militares.
A Ouvidoria Móvel começa a atuar neste sábado (28), no bairro do Jardim de Alah, a partir das 9h até às 12h. Já no domingo (29), estará presente no Pelourinho, no Terreiro de Jesus, no mesmo horário. As demandas seguem sendo atendidas também através do telefone 08002840011 e os interessados podem saber onde se encontra o atendimento móvel através do Instagram oficial da Ouvidoria: @ouvidoriadapmba.