O Detran-BA realizou um total de 966 operações de fiscalização de trânsito em Salvador, região metropolitana (RMS) e municípios do interior da Bahia, em 2021. O trabalho das equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) resultou em 332 mil abordagens, entre veículos e condutores. O número de blitzes, duas vezes maior que todo o ano passado, reflete a volta das atividades movimentando as vias e estradas baianas.
Seguindo as medidas de prevenção à Covid-19, o teste de alcoolemia foi aplicado apenas em condutores que apresentaram estado de embriaguez. Ao todo, 76.362 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro, enquanto 133 condutores foram encaminhados à delegacia por apresentar capacidade psicomotora alterada, de acordo com o que determina o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As operações receberam o apoio da Polícia Militar, retirando de circulação 12.811 veículos irregulares.
Segundo o coordenador de Fiscalização do Detran-BA, André Borges, o trabalho da Operação Lei Seca prossegue durante os festejos de fim do ano, com o objetivo de preservar vidas. “Nossos agentes estarão nas ruas, principalmente à noite, visando inibir a mistura de álcool e direção. Vamos programar novas ações também durante o verão, em que há maior número de eventos para evitar o crescimento de sinistros de trânsito”, ressalta.