O ônibus de saúde da mulher da Cruz Vermelha Brasileira na Bahia, fruto de uma parceria com a Mercedes-Benz, realizou mais de 2 mil atendimentos a mulheres em Pojuca, na região metropolitana de Salvador, durante o período de sexta-feira (29) a domingo (1º). O veículo itinerante, que tem como meta realizar 120 mil atendimentos em um ano em diversos municípios baianos, iniciou seu trajeto por Pojuca, registrando um total de 2.014 atendimentos.
Dentro deste número, foram executadas 492 ultrassonografias e 180 mamografias, serviços essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres em todo o mundo, além de outros atendimentos como aferição de pressão arterial e glicose, temperatura e oxigenação do sangue. O ônibus está equipado com um mamógrafo e um aparelho de ultrassonografia, e sua missão é oferecer assistência à população carente e em situação de vulnerabilidade, com foco na faixa etária de maior incidência dessas doenças nos municípios do estado.
O serviço do ônibus de saúde da mulher vai percorrer diversos municípios baianos ao longo do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, mas também continuará atendendo ao longo dos próximos meses. O lema do serviço é “Outubro rosa é o ano inteiro”.
O coordenador estadual da Cruz Vermelha Brasileira na Bahia, Eduardo Umbelino, destacou a importância do serviço para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Tivemos uma operação muito bem sucedida em Pojuca e conseguimos chegar a 2.014 atendimentos realizados, o que é um número expressivo. Sabemos que ainda há uma demanda reprimida, principalmente em função da pandemia, e queremos contribuir para fortalecer as políticas de prevenção ao câncer de mama”, ressaltou.
“O ônibus de saúde da mulher da Cruz Vermelha é um instrumento crucial para alcançarmos mulheres em situação de vulnerabilidade em toda a Bahia. Nossa missão é garantir que essas mulheres tenham acesso a exames preventivos que podem salvar vidas. Este é apenas o começo, e estamos comprometidos em percorrer diversas cidades baianas, atendendo principalmente mulheres carentes”, acrescentou Umbelino.
Em Pojuca, na sexta, primeiro dia do serviço, foram realizados 854 atendimentos. No sábado, foram 719 atendimentos e, no domingo, 441. A agenda de municípios onde o ônibus irá percorrer será divulgada em breve. Os atendimentos serão realizados em parcerias com prefeituras, por meio das secretarias municipais de saúde, e também com organizações não governamentais.