O novo partido do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto será oficializado hoje em Brasília. A nova legenda, que se chamará “União Brasil” e terá o número 44, é resultado da fusão entre o Democratas e o PSL. A convenção partidária terá a presença de várias autoridades, entre elas, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, que também será integrante da nova sigla. Segundo ACM Neto, o novo partido será independente do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), apesar da presença de bolsonaristas entre os filiados. O União Brasil terá o maior fundo eleitoral e o maior fundo partidário dentre as siglas que disputarão o pleito do ano que vem.
De acordo com Neto a expectativa é de que os aliados de Bolsonaro deixem a agremiação partidária após a fusão. “Nosso caminho não é estar ao lado do presidente da República. Nosso caminho é ter um projeto próprio de candidato à Presidência. Esse partido não nasce debaixo das asas de governo e não há nenhum interesse de estar fazendo jogo com perspectiva de negociar o que quer que seja com o governo”, afirmou ACM Neto, ao site UOL.
O ex-candidato a prefeito de São Sebastião do Passé e pré-candidato a deputado estadual Ângelo Santana, que era DEM e agora será da União Brasil, disse à reportagem do Jornal do Povo que aprova a fusão. Segundo Ângelo Santana, o União Brasil já nasce como a maior legenda partidária do país. “É um partido de características democráticas e com linha política clara e muito bem definida. Na Bahia o União Brasil vem forte e em condições de apresentar um projeto capaz de solucionar os inúmeros problemas vividos pela população baiana”, comentou.