Geral Cidades
Governo Municipal promove confraternizações juninas para usuários dos serviços e servidores da SASHDS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BAAs confraternizações promoveram momentos de união entre os usuários dos Serviços de Conivên...
27/06/2026 09h41
Por: Antônio Carlos Garcez Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

As confraternizações promoveram momentos de união entre os usuários dos Serviços de Conivência e Fortalecimento de Vínculos

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação Social e Direitos Humanos (SASHDS) promoveu, ao longo deste mês, uma série de confraternizações juninas em celebração ao período de São João. As atividades reuniram usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além dos servidores da secretaria, em momentos de integração, valorização da cultura nordestina e fortalecimento dos vínculos comunitários.As comemorações com os usuários do SCFV foram realizadas em duas etapas. Na quinta-feira (25), a programação foi voltada às crianças e adolescentes acompanhados pelos Cras. Já na sexta-feira (26), foi a vez dos grupos de pessoas idosas participarem das atividades, que contaram com música, comidas típicas e apresentações culturais.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Habitação Social e Direitos Humanos, Michael Farias, as confraternizações representam mais do que um momento de lazer. “O Serviço de Convivência também fortalece vínculos por meio da cultura, da convivência e da valorização das tradições da nossa região. Celebrar o São João com crianças, adolescentes e pessoas idosas é uma forma de promover integração, pertencimento e fortalecer as relações construídas diariamente nos grupos do serviço”, destacou o secretário.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Michael
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Mariana

Mariana Alves, de 13 anos, acompanhada pelo Cras Miro Cairo, destacou a alegria de participar da programação. “O São João é a minha festa favorita do ano, porque é muito animada. Poder comemorar aqui com os meus amigos do Serviço de Convivência está sendo muito legal e divertido. Essa é a melhor época do ano”, relatou.

Frequentadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Elenilda Bispo também participou da confraternização e ressaltou a importância desses momentos. “Eu amo o São João e essa festa do Serviço de Convivência já virou tradição para mim. Participo todos os anos. Aqui nós temos muitas atividades, mas o São João é uma das melhores. A equipe é muito acolhedora e, depois que a gente participa, sempre volta para casa mais feliz”, afirmou.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Tradição também chegou às comunidades rurais

As comemorações também aconteceram na zona rural do município. Organizadas pelo Cras Rural, as confraternizações foram realizadas nas localidades de Caiçara, Bate-Pé, Inhobim, Baixão, Itapirema e São Sebastião, garantindo que os usuários atendidos nesses territórios também pudessem celebrar o período junino.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Dayana
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Elenilda

Segundo a coordenadora da Proteção Social Básica, Dayana Evelinne, levar essas ações para diferentes localidades reforça o compromisso da política de assistência social com a inclusão e o fortalecimento dos vínculos comunitários. “Nosso objetivo é garantir que todos os grupos atendidos pelo Serviço de Convivência tenham acesso a esses momentos de integração e valorização da cultura local, independentemente de onde vivem. As festas juninas fortalecem os laços entre os usuários, as famílias e as equipes dos Cras, contribuindo para o sentimento de pertencimento e convivência comunitária”, ressaltou.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Encerramento reuniu servidores da secretaria

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Vinícius

Encerrando a programação junina, a SASHDS promoveu uma confraternização voltada aos servidores que trabalham no prédio da secretaria. O encontro contou com café da tarde, comidas típicas e um momento de integração entre profissionais de diferentes diretorias e serviços.

O atendente de Sistemas de Informação da Diretoria de Habitação, Vinícius Rocha, destacou a importância da iniciativa. “Esses momentos aproximam as equipes e tornam o ambiente de trabalho ainda mais acolhedor. Além de celebrar uma tradição tão importante para nossa região, também é uma oportunidade de fortalecer os vínculos entre os servidores em um momento de descontração”, afirmou.