

As confraternizações promoveram momentos de união entre os usuários dos Serviços de Conivência e Fortalecimento de Vínculos
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação Social e Direitos Humanos (SASHDS) promoveu, ao longo deste mês, uma série de confraternizações juninas em celebração ao período de São João. As atividades reuniram usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além dos servidores da secretaria, em momentos de integração, valorização da cultura nordestina e fortalecimento dos vínculos comunitários.As comemorações com os usuários do SCFV foram realizadas em duas etapas. Na quinta-feira (25), a programação foi voltada às crianças e adolescentes acompanhados pelos Cras. Já na sexta-feira (26), foi a vez dos grupos de pessoas idosas participarem das atividades, que contaram com música, comidas típicas e apresentações culturais.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Habitação Social e Direitos Humanos, Michael Farias, as confraternizações representam mais do que um momento de lazer. “O Serviço de Convivência também fortalece vínculos por meio da cultura, da convivência e da valorização das tradições da nossa região. Celebrar o São João com crianças, adolescentes e pessoas idosas é uma forma de promover integração, pertencimento e fortalecer as relações construídas diariamente nos grupos do serviço”, destacou o secretário.
Mariana Alves, de 13 anos, acompanhada pelo Cras Miro Cairo, destacou a alegria de participar da programação. “O São João é a minha festa favorita do ano, porque é muito animada. Poder comemorar aqui com os meus amigos do Serviço de Convivência está sendo muito legal e divertido. Essa é a melhor época do ano”, relatou.
Frequentadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Elenilda Bispo também participou da confraternização e ressaltou a importância desses momentos. “Eu amo o São João e essa festa do Serviço de Convivência já virou tradição para mim. Participo todos os anos. Aqui nós temos muitas atividades, mas o São João é uma das melhores. A equipe é muito acolhedora e, depois que a gente participa, sempre volta para casa mais feliz”, afirmou.