Geral São Paulo
Veja por onde passa a adutora que vai transportar, pelo mar, 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá
Em fase final de execução, travessia subaquática recebeu investimento de R$ 134,7 milhões e vai reforçar o abastecimento de mais de 450 mil pessoas...
27/06/2026 07h26
Por: Antônio Carlos Garcez Fonte: Secom SP

As obras da Travessia Subaquática Santos-Guarujá estão em etapa final após a instalação dos tubos da nova adutora, que vai transportar até 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá. Com investimento de R$ 134,7 milhões, o empreendimento da Sabesp vai reforçar o abastecimento de mais de 450 mil pessoas na Baixada Santista e ampliar a segurança hídrica da região.

A obra integra o novo ciclo de investimentos da Sabesp após a desestatização da companhia promovida pelo Governo de São Paulo. Em 2025, foram investidos R$ 15,2 bilhões em infraestrutura, valor 120% superior aos R$ 6,9 bilhões registrados no ano anterior. Os investimentos têm como meta antecipar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela companhia até 2029.

LEIA MAIS: Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas

A nova adutora terá 5,56 quilômetros de extensão, sendo cerca de 1,5 quilômetro em travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos. A estrutura vai interligar o sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão ao sistema de distribuição de Vicente de Carvalho, em Guarujá, ampliando a capacidade de transporte de água tratada para o município.

Foto: Reprodução/Secom SP

O trajeto da nova adutora começa em Santos. A água produzida na ETA Cubatão seguirá para os reservatórios da Sabesp e, a partir do reservatório do Saboó, será conduzida pela nova estrutura. Na cidade, a tubulação passa pela Avenida Martins Fontes e pela Avenida Antônio Prado, percorrendo a região próxima ao cais.

Ao longo desse trecho, a adutora passa pelas proximidades do Museu Pelé e do Museu do Café. Na altura do Outeiro de Santa Catarina, a tubulação passa a ficar sob a água e inicia a travessia subaquática do canal do Porto de Santos.

LEIA MAIS: Novos reservatórios e estações vão solucionar problema histórico de abastecimento de água para beneficiar 60% da população de Mauá

Depois de cruzar o canal, a adutora chega ao Guarujá pela Rua Visconde de Mauá, em Vicente de Carvalho. O traçado segue pela Avenida Castelo Branco, acessa a Rua São Paulo e termina na Rua Ernestina Amadéo dos Santos, onde se conecta ao reservatório que abastece a região e hoje recebe água da ETA Jurubatuba.

Esta será a segunda travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos. A nova estrutura se somará à adutora já existente entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, que também transporta até 500 litros de água por segundo para o abastecimento da Ilha de Santo Amaro.

A nova adutora ampliará a capacidade de transporte de água para Guarujá sem impacto no abastecimento de Santos e Cubatão, uma vez que a ETA Cubatão tem capacidade para atender os três municípios.

Tecnologia nas inspeções

Durante as obras, a Sabesp passou a utilizar o cachorro-robô DOM, equipamento controlado remotamente para inspeções em tubulações, galerias e ambientes confinados. O robô possui sensores de detecção de gases, câmera de alta definição e sistema de iluminação, permitindo a avaliação das condições dos ambientes sem exposição dos trabalhadores a riscos operacionais.

Com autonomia de duas horas e baterias removíveis, o equipamento é operado por profissionais treinados e transmite dados em tempo real, contribuindo para o acompanhamento das redes operadas pela companhia e das obras em andamento.