Geral Cidades
Governo Municipal dialoga com agentes de trânsito e apresenta atualização de bonificações da categoria
A prefeita de Vitória da Conquista recebeu, nesta quinta-feira, em seu gabinete, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Silvânio Oliveira, a ...
25/06/2026 18h03
Por: Antônio Carlos Garcez Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

A prefeita de Vitória da Conquista recebeu, nesta quinta-feira, em seu gabinete, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Silvânio Oliveira, a coordenadora Jamilly Alves e agentes do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) para uma reunião voltada à valorização dos profissionais que atuam diariamente na mobilidade urbana do município.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Durante o encontro, a gestão municipal anunciou a atualização das bonificações destinadas à categoria, em uma medida que reforça a valorização do trabalho desenvolvido pelos agentes de trânsito. Entre as mudanças, está a atualização da Condição Especial de Trabalho (CET), que atualmente corresponde a 80% do salário-base e passará a ser calculada com base em 80% do salário mínimo.

Além disso, também foi apresentada uma bonificação complementar relacionada ao atendimento de ocorrências de trânsito com vítimas, atividade que já integra a rotina operacional dos agentes e que passa a contar com reconhecimento específico dentro da política de valorização profissional.

O secretário de Mobilidade Urbana, Silvânio Oliveira, destacou a qualificação técnica da equipe e ressaltou que a medida representa um importante incentivo específico. “Os agentes de trânsito de Vitória da Conquista são muito qualificados. Inclusive, profissionais de outros municípios vêm à cidade para participar de cursos com eles, e nossos agentes também ministram capacitações fora daqui. Essa atualização representa um reconhecimento ao trabalho e à dedicação dessa categoria”.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Secretário Silvânio Oliveira

O agente de trânsito Vilamar também ressaltou a importância da medida para a categoria. “Toda classe busca melhoria salarial, e a prefeita foi bem receptiva quanto a isso. Nós demonstramos dia a dia o nosso trabalho. Essa valorização é muito importante para mostrar a relevância do nosso serviço.”

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Vilamar, agente de trânsito

Durante a reunião, também foram discutidos desafios enfrentados pelos agentes no exercício da profissão, desde o alto volume de ocorrências até a necessidade de fortalecer a relação de confiança com a população.

Segundo Vilamar, além da atuação na fiscalização, os agentes também desempenham um papel essencial de orientação e educação no trânsito. “Muitas vezes a população ainda tem receio da abordagem do agente, achando que toda fiscalização vai resultar em multa. Mas nosso trabalho também é orientar e educar, e esse é um dos princípios do trânsito.”

Assim, a reunião reforçou não apenas o compromisso da gestão com a valorização da categoria, mas também a importância do diálogo contínuo para o fortalecimento da mobilidade urbana em Vitória da Conquista.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA