A ação teve participação das Subprefeituras de Bate-Pé, Inhobim e José Gonçalves, em parceria com as comissões de festa das diversas localidades, promovendo a realização dos festejos juninos em mais um ano, em celebração ao São João.Ao longo dos dois dias, mais de 10 comunidades da zona rural receberam apresentações de artistas locais e regionais, com shows dedicados aos festejos cheios de fé e ritmo, mantendo viva a tradição de todos os anos — além de aquecer o comércio das localidades.
Coordenador da Subprefeitura de Bate-Pé, Augusto Filho destaca a grande participação da população nos festejos e a preocupação do Governo Municipal em manter a tradição viva na zona rural. “Uma festa linda. Mais uma vez pudemos presenciar a preservação da tradição do distrito de Bate-Pé, que sempre foi marcada pela presença de pessoas, que lotaram a praça dançando e se divertindo. Isso movimenta o comércio local, tem barracas com comidas e bebidas típicas da época. É a Prefeitura presente, mais uma vez demonstrando a sensibilidade que tem com relação à zona rural”, disse.
Augusto Filho
Augusto destacou ainda o envolvimento de cada comunidade local para que os festejos acontecessem. “Obviamente que é uma festa que não é feita somente com a participação do Governo, tem a participação do comércio local, tem a participação de outras pessoas e isso é muito interessante porque demonstra a união do distrito nesse momento. Parabenizar a comissão de festas do distrito, que ao longo do ano se prepara para realizar o que pode de mais bonito. Como coordenador da Subprefeitura, sinto orgulho em poder dizer que Bate-Pé está de parabéns pela preservação dessa tradição que é uma referência na zona rural da nossa cidade”, completou.
José Gonçalves e São Sebastião
Em José Gonçalves não foi diferente, com muito forró e participação popular. Para o coordenador da Subprefeitura de José Gonçalves, Gustavo Barros, o sucesso dos festejos foi comprovado pela presença de pessoas de todas as idades. “O São João em José Gonçalves foi muito especial. Começamos no dia 18, em São Sebastião, com a Carreta da Cultura e a apresentação da Quadrilha Cuscuz sem Fubá, e no dia 19 em José Gonçalves, em um momento muito bonito de valorização da nossa cultura. Os moradores prestigiaram a apresentação da quadrilha e também acompanharam a transmissão do jogo entre Brasil e Haiti. Nos dias 23 e 24, a Praça Central ficou cheia, com a presença de muitas famílias, crianças, idosos e toda a comunidade participando de noites de muita animação e confraternização”, afirmou.
Gustavo Barros
Inhobim e região
Já o coordenador da Subprefeitura de Inhobim, Osmário Lacerda, ressaltou a colaboração entre os setores da Prefeitura que possibilitou a realização do São João na região. “Agradecer à Prefeitura por todo o suporte, não só em Inhobim, mas em toda a região, todos os distritos da zona rural. E a gente fica satisfeito, mantém a tradição de São João na roça. Aqui no distrito de Inhobim teve a apresentação dia 23 de Gilvan da Paraíba aqui e Kikadinha. Também passou por aqui a Carreta da Cultura, levando a cultura, levando o lazer para as comunidades, a apresentação de quadrilhas. A zona rural merece, e a Prefeitura tem cuidado da população”, contou.
Arraiá da Conquista 2026
O Arraiá da Conquista 2026 deu o pontapé inicial no dia 9 de junho, com a tradicional abertura na Praça Nove de Novembro , que contou com grandes apresentações de artistas locais e regionais até o dia 19. No mesmo período, o palco itinerante da Carreta da Cultura percorreu os 11 distritos da Zona Rural, garantindo a festa em todo o mês.
No último domingo (21), o Festival Regional de Quadrilhas Juninas , realizado no Estádio Municipal Edvaldo Flores, reuniu 15 grupos de sete municípios da região, mobilizando mais de 650 integrantes e atraindo público de diversas cidades vizinhas.
No Parque de Exposições Teopompo de Almeida, de 20 a 24 de junho, milhares de conquistenses e de turistas compareceram em peso para prestigiar grandes nomes da música regional e nacional, como Dorgival Dantas, Pablo, Natanzinho Lima e Joelma . Foram dias de muita dança, sorrisos, valorização da cultura nordestina e geração de emprego e renda. Com estrutura ampliada e segurança reforçada, o evento se consolidou como um dos principais festejos juninos da Bahia e de todo o Nordeste.