Geral Cidades
Pratas da casa: Amantes do Forró e Erlan Forrozão exaltam a cultura raiz e a segurança no Arraiá da Conquista
A quarta noite do Arraiá da Conquista, na véspera de São João, provou que a mistura entre o tradicional forró de raiz e a valorização dos talentos ...
23/06/2026 23h12
Por: Antônio Carlos Garcez Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

A quarta noite do Arraiá da Conquista, na véspera de São João, provou que a mistura entre o tradicional forró de raiz e a valorização dos talentos locais é a receita perfeita para manter viva a maior tradição do Nordeste. No palco principal do Parque de Exposições, os artistas da terra Amantes do Forró e Erlan Forrozão deram um show de identidade cultural, carisma e paixão pelo São João.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

A valorização da cultura nordestina começou em alto nível com a banda conquistense Amantes do Forró. Formado por uma família que traz a tradição da sanfona por gerações, o grupo manteve viva a essência do autêntico forró raiz e botou todo mundo para dançar coladinho, consolidando-se como referência regional no gênero.

Após a apresentação, um dos integrantes da banda celebrou o retorno ao palco principal e elogiou o apoio da gestão municipal aos músicos da região: “A Prefeitura presenteou Vitória da Conquista com a festa que o São João merece, tanto pela grandiosidade da estrutura quanto pela oportunidade dada às bandas da cidade, que estão tocando no palco principal, nos palcos alternativos e nos distritos, como em Bate-Pé. Parabenizo a prefeita Sheila Lemos, o secretário Alexandre e todos os envolvidos. Retornar ao palco principal com um público desse é emocionante para nós”, destacou.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Quem animou o público foi o também conquistense Erlan Forrozão, que iniciou na música na adolescência e fez do acordeon sua marca registrada. Conquistando cada vez mais espaço no cenário regional, o artista aceitou a missão de aquecer a arena logo antes da atração principal e apresentou um repertório dinâmico, que funde clássicos juninos às tendências contemporâneas.

“Complementar essa grade maravilhosa desse evento grandioso que Conquista vem fazendo a cada ano é uma responsabilidade imensa. Tocar antes de um artista de nível nacional é um desafio, mas o público pode esperar o melhor. A gente faz o possível para o frio ficar só no nome e para aquecer essa galera que está esperando o forró. Hoje tem de tudo: desde os sucessos do TikTok até Luiz Gonzaga, tem de tudo um pouquinho”, pontuou Erlan.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Essa combinação de ritmos, o capricho na estrutura e o clima de tranquilidade foram os pontos altos para quem foi curtir a véspera de São João. O vidraceiro Thalis Lima, de 19 anos, que compareceu caracterizado ao Parque de Exposições, ressaltou a evolução do evento em relação às edições anteriores.

“Eu vim para meter dança e curtir, já estou muito feliz. Estou vindo todos os dias e hoje está sendo incrível; a estrutura está linda e não me decepcionou nenhum dia. Como estive aqui no ano passado, deu para perceber que teve muita melhoria em relação ao ano anterior, principalmente porque está tudo bem mais organizado na questão da segurança”, elogiou o jovem.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Thalis
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Letícia e Gabriel

O casal de namorados Letícia de Souza, estudante de Direito, e Luiz Gabriel aproveitou o clima romântico e a diversidade musical da noite. Para eles, a versatilidade das apresentações locais garantiu a diversão de quem chegou mais cedo.

“A gente curtiu bastante, o show é bem diverso. Foram cantadas tanto músicas antigas quanto sucessos atuais, então foi muito bacana”, avaliou Letícia. O namorado, Luiz Gabriel, completou reforçando o saldo positivo da noite no Parque de Exposições: “Para mim, foi ótimo”, concluiu.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA