Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Bahia atinge a marca de 949 mil refeições servidas nos Restaurantes Populares e 5,1 milhões de quilos de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na modalidade Leite, o programa já distribuiu 4,6 milhões de litros de leite em 2021.
Entre janeiro e setembro, o PAA, executado em parceria com o Ministério da Cidadania e os municípios, beneficiou mais de 204 mil famílias em toda a Bahia. São 5.117.605 quilos de alimentos doados a famílias em situação de vulnerabilidade social e entidades sociais, representando um investimento de R$ 17 milhões.
“Estamos trabalhando para continuar executando o PAA de maneira rápida e eficiente porque a fome tem aumentado e muitas famílias voltaram à extrema pobreza. O Governo da Bahia está focado na redução desses impactos junto à população, apesar da redução de recursos federais”, pontuou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.
Além dos alimentos agrícolas, o programa fornece a compra e distribuição do leite através do PAA Leite que contribui para o combate à fome e à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita de leite a gestantes, idosos e crianças de dois a sete anos, que pertencem às famílias inscritas no CadÚnico, além dos povos indígenas e comunidades quilombolas.
O programa já entregou 4.664.818 milhões de litros de leite, beneficiando 33 mil famílias baianas. O investimento é de R$ 12 milhões em mais de 100 municípios baianos. No total, mais de 800 produtores participam do programa, ofertando leite saudável e de qualidade.