Começa no dia 21 e vai até o dia 23 de outubro o i Festival de Cinema de Maracangalha, em São Sebastião do Passé. Com produção da Rada Comunicativa (Rada Rezedá, Tábita Rezedá e Cassiano Rios), o festival, nesta edição, terá um caráter não competitivo, apenas exibitório, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer e apreciar filmes dirigidos por produtores brasileiros e de outros países, bem como os 6 filmes rodados na própria Maracangalha, pelos cineastas e produtores Rada, Beto e Tábita, entre os anos de 2007 e 2019.
Já na sua segunda edição, prevista para o próximo ano, o evento terá um caráter competitivo e aberto aos produtores de cinema de todo o Brasil, diferente dessa primeira edição que acontecerá de maneira descontraída e exibitória. Cerca de 18 filmes serão exibidos, incluindo um filme de um cineasta residente na Alemanha, Ricardo Eche, que soube do festival e fez questão de participar com seu lindo curta metragem Lembranças do Futuro / Memories of Future.
O 1º FCM, terá seu coquetel de lançamento oficial no dia 21 de outubro, sexta-feira, com a presença dos artistas Marcos Wainberg, que dirigiu o filme Maracangalha, Eu Vou! em 2019; Anselmo Vasconcelos, que dirigiu o filme Alô Boys, apresentado em festivais fora do Brasil; Celso Taddei, roteirista da Rede Globo por 20 anos e roteirista chefe do Zorra; Vivian Duarte (a bruxa Pandora do canal de Luccas Neto e preparadora de elenco do canal Lucas Toon); Breno Guimarães, o lutador de boxe da novela A Dona do Pedaço; participou do longa Meu Nome Não é Johnny; e atualmente está na novela Reis, Record. Esses artistas se preparam, também, para rodar um longa no próximo ano e já começam a sondar elenco e locações.
Os cinco artistas chegaram a Salvador no último dia 15 para começar a rodar o filme curta Maracangalha, Meu Amor. No dia 18, ministraram workshops de cinema, interpretação e roteiro. Já nesta sexta-feira (21) eles vão participar do coquetel de lançamento do festival que terá a participação da música da Lira de Maracangalha e do Samba de Maracangalha.