Pela segunda vez em menos de 10 dias o vereador de São Sebastião do Passé, Soldado Nailson (Republicanos), foi impedido de entrar na Secretaria de Infraestrutura, cujo titular da pasta é o filho da prefeita Nilza da Mata (PP), Cacau da Mata. Por conta da atitude considerada autoritária, arrogante e prepotente do secretário, o vereador acionou a Polícia Militar. (Veja o vídeo abaixo).
De acordo com Soldado Nilson, ele teria ido à repartição pública para entregar uma demanda no setor de Agricultura e Meio Ambiente, mas encontrou os portões fechados para ele. A lei estabelece que no exercício de seu mandato o vereador terá acesso livre às repartições públicas municipais, podendo diligenciar pessoalmente junto aos órgãos da Administração Direta ou Indireta, devendo ser atendido pelos seus responsáveis.
Vale ressaltar que no local, funcionam ainda as secretarias de Meio Ambiente e a de Desenvolvimento Econômico. Durante o tempo em que o edil esteve na frente da secretaria tentando o acesso, até mesmo os servidores municipais que trabalham no local foram impedidos de entrar. Isto, para o portão não ser aberto e com isso abrir espaço para que o vereador também entrasse.
O vigilante do local, identificado pelo prenome de Ubaldo, alegou que estava acatando ordens do ‘chefe’ para impedir a entrada do vereador, acabou recebendo voz de prisão. Ele foi conduzido a delegacia, ouvido e posteriormente liberado. “Meu sentimento hoje é de revolta. Acabei de sair da delegacia, não consegui ter acesso às secretarias. Essa ditadura em São Sebastião do Passé precisa acabar”, desabafou Nailson.
No vídeo é possível ver que a prefeita Nilza da Mata foi até a Secretaria de Infraestrutura para conversar com a Polícia Militar e impedir a entrada do vereador. Ela fala também que irá procurar a juíza. Já o secretário Cacau da Mata, que na cidade é tido como uma pessoa de difícil relacionamento, alegou que estava em Salvador.