Lídice confirma interesse do PSB na Codeba: “Um dos critérios para a ocupação dos cargos pode ser a verticalização”

Foto: Política Livre/Deputada federal Lídice da Mata e vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão

Presidente estadual do PSB e coordenadora da bancada baiana no Congresso Nacional, a deputada federal Lídice da Mata confirmou o interesse da legenda pelo comando da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). O partido ocupa o Ministério dos Portos, liderado pelo ex-governador de São Paulo Márcio França, e um dos critérios para a distribuição dos cargos federais na Bahia pode ser a verticalização.

“A Codeba é uma opção porque a gente está usando diversos critérios (na distribuição dos cargos). Um deles é tentar verticalizar cada ministério. Mas existem outros que estamos analisando”, disse a parlamentar em conversa com este Política Livre, parceiro do Jornal do Povo.

Por ser coordenadora da bancada baiana, Lídice recebeu uma lista de pedidos por cargos federais de todos os partidos aliados do governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Recebi as demandas e digo que é um verdadeiro quebra-cabeças a ser montado. Todos querem ocupar seu espaço e colaborar com o governo, o que é legítimo e faz parte da política”, declarou.

“Tivemos uma primeira rodada de conversas, mas tem partidos entregando diretamente (ao governo federal). Recebi apenas daqueles que estão na nossa base no governo do estado e já repassei (ao Ministério das Relações Institucionais). Fazemos o encontro dos pedidos que têm conflitos, que irão demandar negociações, e aqueles que não têm conflitos, que são mais fáceis de resolver”, acrescentou Lídice.

Um dos casos em que não houve conflito, apurou o Política Livre, foi o comando do Incra na Bahia, cuja indicação coube ao deputado federal petista Valmir Assunção (PT), ligado ao MST (clique aqui para ver). Nesta segunda-feira, o site mostrou que os partidos da base de Jerônimo cobram do governador uma reunião do conselho político para tratar da distribuição dos cargos federais no estado (clique aqui para ler).