Levantamento realizado pela Geofusion, líder no segmento de inteligência geográfica no país, aponta que o Estado da Bahia teve um ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 ainda inferior ao índice registrado no período pré-pandemia, mas com leve recuperação.
Enquanto no primeiro semestre de 2019 houve aumento de 72,2% de novas unidades, nos seis primeiros meses de 2021, esse número registrou alta de 61,9% – em números absolutos isso significa mais 4.039 unidades abertas no estado. Em 2020, esse dado ficou negativo, registrando -7,4%.
O potencial per capita de compras no estado, neste ano, é de Riþ 2,01 mil. Do ponto de vista nacional, o levantamento da Geofusion aponta que o ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 superou o índice registrado no período pré-pandemia. Enquanto o primeiro semestre de 2020 teve 8,4% novas lojas a mais que no mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2021, o número de novas unidades registrou alta de 43,9%.
O setor, considerado essencial para o comércio varejista, foi um dos poucos que se mantiveram a pleno vapor mesmo durante o auge da crise sanitária. Destacam-se, nesse contexto, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, com o aumento do consumo de alimentos nos domicílios, e o pagamento do auxílio emergencial, que garantiu renda mínima aos mais vulneráveis.