O lançamento do livro “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil”, do jornalista sebastianense Nestor Mendes Jr., ontem, dia 15 de dezembro em Salvador, na Itaipava Arena Fonte Nova – Ladeira da Fonte, entrada dos Camarotes (Estátua de Pelé), foi um evento superconcorrido e que contou com a presença de jogadores e ex-jogadores a exemplo do craque Bobô.
O contador e ex-candidato a deputado estadual Ângelo Santana prestigiou o lançamento e parabenizou o conterrâneo Nestor Mendes Jr. pelo belíssimo trabalho. Segundo Ângelo Santana, até mesmo pela riqueza de conteúdos e pelo que representa a nível de registro da história do tricolor baiano, o livro, certamente, irá ocupar um lugar de destaque na estante do torcedor do bicampeão brasileiro.
Com 320 páginas, capa dura, no formato 28,5 x 28,5, o livro conta a saga do Esporte Clube Bahia desde a sua fundação, em 1º de janeiro de 1931, até a temporada de 2021, quando o clube completou 91 anos de existência. O projeto gráfico é do designer Alan Maia; a capa é de Fábio Domingues (do BBMP!), sobre belíssima foto de Ulisses Dumas.
À reportagem do Jornal do Povo, Nestor agradeceu a presença dos convidados e, sobre a obra, ressaltou que ela está dividida em nove capítulos, abarcando a história da fundação, as 90 temporadas de 1932 a 2021, os títulos brasileiros de 1959 e 1988, os grandes rivais, os grandes jogos, a torcida, subdividido com as histórias do hino e do manto tricolor. “O último capítulo, por exemplo, é dedicado à luta pela democracia tricolor”, enfatizou.