O vice-governador João Leão (PP) justificou, em pronunciamento feito na tarde desta terça-feira (3), sua desistência da candidatura ao Senado pela idade. Ao lado do pré-candidato ao governo do estado ACM Neto (UB) e do deputado federal Cacá Leão (PP), seu filho, ele confessou que, apesar de não ter problemas de saúde, tem enfrentado dificuldade para acompanhar o ritmo da pré-campanha.
“Por que isso? Eu aguentar o ritmo da ligeireza antes era tranquilo. Mas aguentar o ritmo do bonitão aqui [ACM Neto] não é fácil não. Mas não é fácil mesmo. Tivemos dias que fizemos cinco municípios em um dia. Eu fiz um piseiro, que todos vocês viram, de três quilômetros de extensão. E Neto me ensinando a dançar o piseiro, que eu não sabia. Então, simplesmente, é por isso”, explicou o vice-governador.
Leão contou que fez um check-up em uma unidade de saúde em São Paulo antes da pré-campanha, onde nenhum problema de saúde foi identificado. Mas, comparando sua idade com as de seu filho e de ACM Neto, exemplificou a diferença física entre eles.
“Não tenho nenhum problema de saúde. Fiz um check-up lá em São Paulo, zero quilômetro. Antes da campanha, eu fiz. Só que eu tenho 76 anos, gente. Quantos anos você tem, Neto? 43. Quantos anos você tem, Cacá? 42. Então, a diferença é muito grande. Não é fácil. Agora, nós vamos ter, em vez de um só, dois leões lutando pelo seu povo”, disse.
Ainda de acordo com Leão, a decisão de escolher Cacá para substituí-lo na candidatura ao Senado pela chapa de ACM Neto foi coletiva do Progressistas, com participação de diversas lideranças da sigla.
“Em uma reunião com nosso partido, todos os companheiros do partido, todas aquelas pessoas que têm influência no nosso partido: prefeitos, presidente da UPB, todos os deputados federais, todos os deputados estaduais, a maioria dos candidatos a deputado federal e estadual, nós decidimos que o meu sucessor – não fui eu quem decidiu não, viu? – será o deputado Cacá Leão”, afirmou.