O governador Jerônimo Rodrigues (PT) nomeou nesta quinta-feira (15) 60 comandantes de batalhões e companhias independentes de policiamento em publicação no Diário Oficial do Estado. Além disso, houve mudanças de subcomandantes, diretorias de escolas militares, cargos de coordenação, assessoria e chefia e em áreas administrativas e financeiras tanto da estrutura das polícias Militar e Civil quanto da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
As mudanças estão publicadas em mais de 150 decretos simples assinados pelo governador e publicados hoje em nove páginas do Diário Oficial do Estado, entre exonerações e nomeações. Em maio, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do Executivo que reestruturou tanto a SSP quanto a Polícia Militar, criando mais 360 cargos nas duas estruturas. Além disso, foram criados cargos na Polícia Civil (91) e no Corpo de Bombeiros (77).
Jerônimo nomeou, por exemplo, o major Sávio de Jesus da Silva para o comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica. Já os tenentes coronéis Carlos Flávio Goes Farias e Roseli de Santana Ramos assumiram, respectivamente, os comandos do Batalhão Especializado de Patrulhamento Tático Móvel e do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher.
O governador fez mudanças também em diretorias de escolas militares da Polícia Militar. O tenente coronel Carlos Fernando Teixeira Júnior, por exemplo, passou a comandar a unidade de Jequié, enquanto o companheiro de farda com mesma patente Luiz Augusto Normanha de Carvalho assumiu a unidade de Bom Jesus da Lapa.
Entre as mudanças na Polícia Civil, que foram em menor escala, a perita criminal Ana Maria Menezes Simões se tornou ouvidora do Departamento de Polícia Técnica da SSP.