O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), em coletiva de imprensa realizada na tarde da última sexta-feira (16), no Teatro Castro Alves, disse que “a diplomação consolida a confiança de um sistema eleitoral brasileiro, nesse caso aqui baiano, dizendo à sociedade brasileira e à baiana que o TRE certifica o processo eleitoral”.
O petista também reafirmou que, até esta segunda-feira (16), divulgará, em outra coletiva, os primeiros nomes de seu secretariado – o que deve ser concluído até o final deste mês de dezembro. “Naturalmente, aos eleitos e às eleitas, a diplomação é justamente o coroamento de um processo que fecha o processo eleitoral e abre para nós, daqui alguns dias à posse, para que no dia 1º possamos assumir nosso lugar, no meu caso e de Geraldinho, de governador e vice-governador do estado da Bahia”, comentou.
Jerônimo disse ainda que nesse final de semana fechará com os partidos políticos os últimos nomes que precisam ser escolhidos para a composição do governo. Ele salientou que deseja que essas definições passem pelos partidos. “Queremos fortalecer os partidos políticos”, disse.
O governador eleito disse que também trabalhar para a definição de um plano de trabalho não só para os primeiros cem dias de governo, mas para os seis meses e o primeiro ano de governo.
Ao todo, 107 eleitos foram diplomados pelo TRE-BA. Além dos diplomas ao governador Jerônimo Rodrigues e ao vice Geraldo Júnior, o evento efetivou a diplomação de 63 deputados estaduais, de 39 deputados federais e ainda do senador e seus dois suplentes.