
Antes de iniciar o segundo turno eleitoral em Camaçari em 2024, o então candidato Luiz Caetano (PT), hoje prefeito do município, ouviu do presidente Lula (PT) um conselho que norteou o ânimo e o rumo da campanha.
O teor da conversa em Brasília foi revelado nesta segunda-feira (4) pela deputada federal e esposa do gestor de Camaçari, Ivoneide Caetano (PT) durante participação no PolíticaPod, o podcast do Política Livre,
“Assim que acabou o primeiro turno, Lula chamou e a gente foi a Brasília conversar com ele. Lula falou: ‘Caetano, é uma nova eleição’. Aí Caetano voltou com isso na cabeça, se é uma nova eleição vamos montar novas estratégias”, contou Ivoneide.
O primeiro passo daquela empreitada foi abrir negociação com vereadores da base do então prefeito Antônio Elinaldo (União Brasil) para ampliar a margem apertada que deu dianteira ao petista.
“Caetano começou a dialogar com vereadores que tinham mandato, como Júnior Borges, por exemplo, que não se reelegeu, Caetano de pronto trouxe. A diferença do primeiro turno foi muito pouca da gente para o Flávio, apenas 600 votos, apertadíssima, então qualquer liderança vindo para cá era importante”, lembrou a deputada federal.
Ivoneide considera que o comício com a presença física de Lula em Camaçari ajudou a consolidar a expectativa de poder que àquela altura apontava mais para mudança do que para continuidade.
“Desde o dia que a gente foi lá [em Brasília], Lula disse ‘eu vou em Camaçari’. A política, para além da questão dos números, tem a simbologia. Então a pessoa que está em dúvida pensa que Caetano vai ganhar porque Lula esteve aqui. Foi um conjunto, foram os vereadores que vieram para a gente, foi a militância que foi para rua com mais disposição”, recordou.