Instituições lançam campanha para conscientizar consumidor e manter comércio aberto

Lançado por entidades representativas do setor, material publicitário é focado no apelo ao público e aos trabalhadores pela prevenção contra a covid-19

Entidades representativas do comércio baiano, a Fecomércio Bahia, a FCDL Bahia e a CDL Salvador, em conjunto, lançaram nesta segunda-feira (05/04), a campanha publicitária “Manter o Comércio Aberto Depende de Você”. A ação tem o objetivo de conscientizar consumidores e profissionais do comércio para práticas de cuidado e prevenção contra a covid-19, mantendo assim os estabelecimentos abertos e seguros para todos.

As peças destacam a importância de continuar seguindo rigorosamente os protocolos definidos pelas autoridades de saúde e pelo governo – uma conduta que o segmento já vinha realizando desde o ano passado. O foco da campanha é alertar para a necessidade de que as lojas sigam como ambientes controlados e seguros para todos. As instituições querem preservar a economia local e garantir os empregos de milhares de trabalhadores.

O material enumera ações fundamentais como evitar aglomerações, usar máscara, higienizar as mãos com frequência, e incentivar o comércio local. As peças também destacam as medidas adotadas pelos lojistas: distribuição de EPI para colaboradores, disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos, higienização constante de superfícies, instalação de barreiras protetoras nos balcões de atendimento, sinalização adequada para garantir o distanciamento social, e checagem de temperatura na entrada dos estabelecimentos.

Educativo

Para o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, a campanha tem um papel educativo. “Nosso objetivo é reforçar para o público que sua colaboração neste momento é fundamental para a economia permanecer ativa ao mesmo tempo em que estamos cuidando da saúde uns dos outros”, diz.

O vice-presidente da FCDL Bahia, Antoine Tawil, declara que a manutenção das empresas e, por consequência, dos empregos é vital e precisa ter a devida importância. “Estamos todos juntos na preocupação com a saúde. E também entendemos que a atitude responsável é o melhor caminho para este momento. Sabemos que as pessoas vão entender essa mensagem e vão colaborar”.

Para o presidente da Fecomércio Bahia, Carlos Andrade, a campanha reforça os cuidados que o setor já adotava desde o início da pandemia. “Nós entendemos que o comércio, que é o maior gerador de empregos do Estado, tem um papel importantíssimo para a sociedade. Estamos fazendo nossa parte, mantendo todos os cuidados e assumindo o compromisso, em primeiro lugar, com a vida e, para que possamos continuar com as portas abertas para os consumidores, é preciso trabalharmos juntos. Por isso, contamos com o apoio de todos”.

Divulgação

A campanha conta com spot para rádio, um filme para divulgação audiovisual, peças gráficas e uma empena, painel de grande porte que vai ocupar uma das paredes do prédio da Casa do Comércio. O conteúdo de mídia será distribuído nas redes sociais e páginas oficiais das instituições. Os lojistas interessados poderão adquirir gratuitamente mídia kit contendo cartazes, adesivos de vitrine, cards e sinalizadores. As peças também serão disponibilizadas para download no site das entidades promotoras da campanha.