No Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, o Governo do Estado lançou o programa Saude Mais Perto nas Escolas, que vai ofertar serviços odontológicos em unidades da rede estadual de ensino de toda a Bahia. A ação, realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), vai percorrer municípios dos 27 territórios de identidade do estado com o objetivo de ampliar a oferta e o acesso das comunidades escolares e do entorno aos tratamentos odontológicos ofertados. Está no planejamento inicial da SEC, visitar 136 municípios e atender mais de 65 mil estudantes.
O programa foi lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária estadual da educação, Adélia Pinheiro, nesta segunda-feira (20), no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, na avenida San Martin, em Salvador, onde o serviço odontológico será oferecido gratuitamente até o dia 31 de março. Também serão atendidas no Colégio Modelo as comunidades das escolas estaduais Natalia Vinhais, Rubem Dario, Bento Gonçalves, Dom Avelar Brandão Vilela e 2 de Julho.
Simultaneamente, o atendimento ocorre em outras duas unidades escolares de Salvador, nos bairros de São Marcos (Colégio de Aplicação Anísio Teixeira) e do Lobato (Colégio Estadual Dalva Matos). No interior do estado, o lançamento do programa do Governo do Estado ocorre nas cidades de Filadélfia, Wagner, Remanso e São Desidério.
O atendimento totalmente gratuito é assegurado a estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e trabalhadores da rede estadual de ensino. As unidades móveis, onde serão prestados os serviços odontológicos, foram equipadas como consultórios para ofertarem procedimentos de restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; exame radiológico; e tratamento de doenças da gengiva, entre outros.
Compostas por conjuntos odontológicos, os espaços comportam até dez dentistas de diversas especialidades, além de outros profissionais que atendem em estruturas instaladas na parte externa com acolhimento e identificação de prioridades. A programação de atendimento prevê cerca de 120 pacientes por dia.
Atividades educativas, como orientações sobre os cuidados com a saúde bucal, serão realizadas para os usuários que estiverem aguardando o atendimento, a acontecer de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para o acesso à ação serão necessários os seguintes documentos: Cartão SUS; documento de identidade; nome e número de matrícula na relação de atendimento disponibilizada pela diretoria escolar; e termo de consentimento, no caso de estudante menor de idade.