Questionado a respeito das críticas feitas na segunda-feira (10) pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) sobre verbas que o Executivo estadual teria deixado de aplicar, no montante de R$ 489 milhões, no combate à fome nos últimos quatro anos, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que falta maturidade ao adversário. As declarações do petista foram dadas durante a abertura da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores (SuperBahia), que acontece no Centro de Convenções de Salvador.
“Ele (ACM Neto) está aqui hoje? Veja se ele está aqui trabalhando e valorizando um evento como esse. Vamos aproveitar para que ele possa vir essa semana valorizar o setor varejista. A gente precisa de união. Não vou ficar numa discussão miúda. É pequeno ficar torcendo contra”, declarou Jerônimo a este Política Livre.
O governador estendeu as críticas ao prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo (União), aliado de ACM Neto. “Vi o prefeito de Camaçari, que parecia que estava torcendo a favor da votação (para a retirada dos incentivos fiscais à chinesa BYD na reforma tributária aprovada na Câmara Federal). Não dá para fazer isso, é emprego, é renda. Vamos ter maturidade e fazer a crítica na hora certa”. No final de semana, Elinaldo culpou o PT pela retirada dos incentivos (clique aqui para ler).
Ao ser perguntado sobre o destino do antigo centro de convenções, que era administrado pelo Estado, Jerônimo afirmou que o assunto é tratado pela Secretaria de Administração (Seab) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Ele descartou a construção de um outro equipamento do tipo, como chegou-se a cogitar no governo Rui Costa (PT), e disse que o novo Centro de Convenções, que foi construído pela Prefeitura na gestão de ACM Neto, “‘é do setor privado”.
“A gente, na condição de gestor, quer ver os setor privado andar. É o caso daqui, um Centro de Convenções privado, onde tem hoje um ambiente de eventos festivo, mas também de negócios, como é o caso da SuperBahia. A Sabe tem o papel, junto com a PGE, para ver as condições do que fazer com destino do terreno do (antigo) centro. Ele hoje fica pequeno para qualquer investimento no sentido de um centro de convenções como este, de estacionamento, de espaço para evento. Então, minha alegria de estar aqui, já vim em outros eventos aqui, fico tranquilo em condições de participar de um evento dessa magnitude como SuperBahia”, argumentou o petista.
O novo Centro de Convenções foi inaugurado em janeiro de 2020 pela Prefeitura, após investimento de R$ 130 milhões. Antes mesmo da abertura, a GL Events venceu a licitação para gerir o equipamento por 25 anos.