Sob clima de festa da parte do governo baiano, a Ford assinou, na tarde de ontem, o contrato de transação para a entrega da fábrica de Camaçari para o Estado, liberando oficialmente as instalações para a BYD.
Antes mesmo da oficialização do negócio, o grupo chinês já tinha agendado um evento na próxima segunda-feira, 9, para o lançamento da pedra fundamental, ato simbólico que marca o início de obras para as modificações que serão feitas na unidade.
A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, vai produzir na Bahia modelos híbridos flex e elétricos, além de ônibus e baterias. Também pretende processar lítio, mas não se sabe ainda se essa atividade será em Camaçari.
Estarão presentes na cerimônia o presidente global e fundador do grupo, Wang Chuanfu, a presidente para as Américas, Stella Li, e o presidente no Brasil, Tyler Li.
O Jornal do Povo apurou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) que tem capitaneado o diálogo com a BYD desde que assumiu o mandato, formalizou o convite ao Coordenador geral do Sindticcc, Antônio Ubirajara (Bira), para participar do evento.