EXONERAÇÃO DE SECRETÁRIO DE CONQUISTA POR ABUSO DE PODER POLÍTICO PODE ATINGIR CACAU DA MATA

Secretário estaria usando a máquina pública para captação de apoio político

A exoneração do secretário de Saúde de Vitória da Conquista, Vinicius de Brito Rodrigues, nesta quinta-feira (27), ligou a luz vermelha na gestão da prefeita Nilza da Mata (PSD), que insiste em manter o filho, Cacau da Mata, secretário municipal de Infraestrutura.

Em Conquista, uma ação movida pela Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, aponta abuso de poder político pelo então secretário por uso da máquina pública para captação de apoio ilícito político eleitoral em favor de um pré-candidato a vereador e da prefeita Sheila Lemos, candidata a reeleição.

Em São Sebastião do Passé, diversos flagrantes de abuso de poder político já foram registrados através de vídeos e áudios, e Cacau da Mata deverá deixar o cargo, caso a Justiça determine.

O caso mais recente do filho da prefeita foi o flagrante abuso de poder político, ao invadir o espaço ocupado por apoiadores do pré-candidato Ângelo Santana (PT), durante o desfile do bloco Mió Que Tá Dormindo, e distribuir bonés em referência à candidatura à reeleição da mãe. A oposição acusa o secretário ainda de entregar dinheiro e ficha de cerveja para quem usasse o acessório. Já na quinta-feira (20), um trio elétrico contratado pela prefeitura invadiu a contramão na praça 12 de Outubro e parou em frente ao antigo Bola de Ouro, onde o pré-candidato petista realizava um encontro com militantes e apoiadores.

Além da tentativa de intimidação ao adversário, flagrantes como as imagens da visita do vereador Soldado Nailson no prédio da Merenda Escolar, que foi impedido pelo secretário, e um áudio atribuído a Cacau, altamente compartilhado nas redes sociais, onde Da Mata, durante uma reunião com servidores municipais, informa que só irá realizar obras na cidade nas vésperas das eleições de 2024 porque, segundo ele, o eleitor tem memória curta e ele e a mãe vivem de votos.

Enquanto isso, as críticas à falta de infraestrutura urbana da cidade e em locais mais afastados do Centro e nos distritos só aumentam. Fotos e vídeos de ruas esburacadas, com muita lama, falta de iluminação em postes, calçadas intransitáveis são compartilhadas nas redes, tudo de responsabilidade do secretário e filho da prefeita, que parece que transformou uma pasta importante do Município em comitê político para tentar se manter no poder.

Ouvido pela reportagem do Jornal do Povo, o pré-candidato a prefeito Ângelo Santana (PT), principal opositor à atual gestão, disse que o mais correto, e em respeito ao eleitor sebastianense, é a prefeita Nilza da Mata (PSD), afastar o seu filho da função de secretário municipal de Infraestrutura.

De acordo com Ângelo Santana, a Seinfra é uma secretaria muito importante para ser transformada em um comitê de campanha. “As tentativas de nos intimidar, vistas por todos, principalmente durante o São João, não nos intimidaram, nem vão nos intimidar”, pontuou.