O deputado baiano Elmar Nascimento (DEM) será o líder da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados quando a nova sigla passar a atuar oficialmente, tão logo receba o reconhecimento da Justiça Eleitoral, o que deve ocorrer agora em fevereiro.
Elmar Nascimento que vai liderar 82 deputados, é apontado como um dos articuladores da fusão entre PSL e DEM nos estados, e é aliado de primeira linha do ex-prefeito de Salvador e candidato a governador da Bahia ACM Neto.
Elmar Nascimento, que deve liderar 82 deputados federais, também é cotado para assumir a presidência do União Brasil na Bahia. Antes da fusão, o democrata já estava com o ‘pé’ no PSL e presidiria a sigla na Bahia. A movimentação de Elmar Nascimento não deixa de ser uma forma de viabilizar o nome dele para a majoritária. Mas a definição com relação a presidência estadual da legenda deve ficar para março ou abril, quando o União Brasil passar a existir formalmente.
Casado com Luciana e pai de duas filhas: Mariana e Juliana o advogado de 51 anos foi leito por duas vezes vereador em Campo Formoso, sua cidade natal. Em 2003, penúltimo ano do seu segundo mandato o então edil renunciou à vereança e candidatou-se a deputado estadual, elegendo-se com expressiva votação e alcançou a reeleição quatro anos depois. Mirando voos mais alto, elegeu-se deputado federal em 2015 e teve o mandato renovado pela vontade popular para a Câmara Federal em 2019.