Durante a inauguração do Espaço Fazer, no campus do IFBA em Camaçari, o pré-candidato a prefeito da cidade, Luiz Caetano, afirmou que os estudantes do ensino fundamental das escolas municipais precisam ter acesso a um programa de iniciação científica.
Caetano, que foi o autor da emenda parlamentar que garantiu a implantação do Espaço Fazer no IFBA, sendo este o maior do Norte e Nordeste, defendeu que os estudantes da cidade tenham acesso desde cedo ao ensino de novas tecnológicas e experimentação científica.
“Nós vamos instituir o programa Mais Ciência nas Escolas para expansão de tecnologias digitais e experimentação científica no ensino fundamental”, declarou Caetano.
“A sociedade de Camaçari vai chegar na frente na inovação científica, na inovação tecnológica, e nada melhor do que a gente colocar em cada escola, no ensino fundamental, um projeto de iniciação científica para estimular a nossa juventude e fazer da nossa escola uma escola viva, moderna, inovadora, com centro de desenvolvimento tecnológico”, completou.
O Espaço Fazer, inaugurado nesta segunda, será aberto a toda a sociedade, as escolas municipais e estaduais de Camaçari e região, e para universitários. São três laboratórios com 20 impressoras 3D, 4 scanners 3D, 4 máquinas CNC Laser, 42 notebooks, 30 kits de robótica, 48 canetas 3D, 40 kits Arduino, dentre outros instrumentos.
O investimento total foi de mais de R$ 1 milhão. O equipamento servirá também para capacitação, não só de estudantes, como de professores de todo o estado.