A globalização permite que o mundo foque em um movimento transversal para a promoção de políticas públicas. E quando o assunto é o trânsito, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) tem atuado para a inserção no movimento mundial do Maio Amarelo 2023, que esse ano comemora 10 anos de criação. Entre outras ações significativas programadas para o mês, o órgão promove, em parceria com outras entidades e instituições, o Iº Seminário Estadual de Trânsito. Na próxima semana, quarta-feira (17), às 9h, no auditório Jornalista J. Calmon, da Assembleia Legislativa da Bahia, diversos especialistas do Brasil estarão reunidos para discutir ideias e compartilhar experiências.
Com o tema ‘Trânsito responsável: como melhorar os indicadores’, a programação do evento traz o anfitrião, Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Detran-BA que apresenta o ‘Projeto de educação para o trânsito’ desenvolvido no Estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://forms.gle/XLQNMQPjmU3qyjtz7. Para quem não puder participar, presencialmente, as atividades serão transmitidas – ao vivo – através do canal youtube.com/detranbahiaoficial.
Entre os convidados, o mestre em Sociologia (UnB) e especialista em segurança no trânsito, Eduardo Biavati (RS) – com a palestra “Mobilidade sustentável e segurança no trânsito: o desafio sobre duas rodas”; do Distrito Federal (DF), o pós-doutor em segurança de trânsito, David Duarte Lima, apresentando “Como reduzir em 50% o número de mortos em cinco anos”.
Representando a Bahia, o advogado e presidente da comissão de trânsito da OAB-BA, Danilo Oliveira, que também é o fundador do IBDTrânsito que vai apresentar a importância do Maio Amarelo. O também pós-doutorando em difusão do conhecimento, educação para o trânsito e políticas públicas, Elísio Souza Melo, traz “A conscienciologia e a educação para o trânsito”.Para finalizar o evento, de forma lúdica, os participantes também poderão assistir a uma apresentação teatral, com trechos da obra “O céu já tem anjos demais”. O seminário conta com o apoio da Fenasdetran, OAB-BA, ALBA, UPB e Abramet.