
O deputado estadual e diretor do Sindipetro-BA, Radiovaldo Costa (PT), participou no último sábado (15), na sede do Siticcan, em Candeias, do 17º Congresso da Categoria. Durante o evento, cujo tema foi: “Siticcan em defesa da classe trabalhadora do Brasil e da democracia”, foram debatidos temas como: Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, nova pauta de reivindicações, fortalecimento dos sindicatos e da sua relação com os trabalhadores.
Radiovaldo compôs a mesa diretora e ao discursar, abordou dentre vários assuntos o esforço que o Governo Federal vem fazendo, visando a recompra da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), transformada na Acelen. O deputado lembrou que RLAM foi vendida na gestão do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no período da pandemia, numa transação cercada por polêmicas como preço abaixo do mercado, conforme apontou relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).
“A nossa expectativa é de que essa recompra aconteça ainda este ano. Dessa forma, voltaremos a ter uma política de preços atrelada à política de preços da Petrobras com combustíveis mais baratos, além da possibilidade da contratação de trabalhadores e trabalhadoras em um número maior, aumentando o nível de emprego e a capacidade de processamento da refinaria”, pontuou.