Começa hoje o Campeonato Baiano da 1ª Divisão

Baiano começa com grandes tentando redenção e médios buscando calendário -  NE45

A bola vai rolar nos gramados da capital e interior do Estado, à partir desta terça-feira, dia 10, até o domingo, dia 23 de abril, com a decisão do título do Campeonato Baiano da 1ª Divisão, com transmissão ao vivo e exclusiva na TVE – TV Educativa, no YouTube e Facebook da emissora, de todos os cinco jogos da 1ª Rodada, que termina na quinta-feira, dia 12.

São 10 clubes, da capital e interior do Estado, na competição da Federação Bahiana de Futebol: Bahia e Vitória, de Salvador, Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira de Santana, Barcelona de Ilhéus, Doce Mel de Cruz das Almas, Itabuna, Jacobinense de Jacobina, Jacuipense, de Riachão do Jacuípe, e Juazeirense, de Juazeiro.

O jogo de abertura do Estadual será no interior do Estado, hoje à noite, às 21h30min, entre Itabuna x Jacobinense, no Estádio Lomanto Junior, em Vitória da Conquista, porque o Estádio Luís Viana Filho ainda está com obras de recuperação.

O clássico Ba-Vi está programado para domingo, 29 de janeiro, às 16h, com mando de campo tricolor, provavelmente na Arena Fonte Nova. Na primeira fase as equipes jogam entre si, e os quatro primeiros na classificação geral, avançam para a fase semifinal e se enfrentam em partidas, de ida e volta.

A primeira rodada começa hoje e termina na quinta-feira, dia 12, com a realização de mais quatro jogos: Bahia x Juazeirense, quarta, dia 11, às 19h15, no Estádio de Pituaçu; e Barcelona x Atlético, às 21h30, no Estádio Lomanto Junior, em Conquista; e na quinta-feira, dia 12, com Bahia de Feira x Vitória, às 19h15, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, e Doce Mel x Jacuipense, às 21h30, em Salvador, no Estádio do Parque de Pituaçu.

A TV Educativa transmite ao vivo os jogos de toda a 1ª rodada, com narração de Valter Lima, Rainan Peralva e Manuela Avena, com comentários de Rodrigo Araújo. O Atlético é o atual bicampeão baiano, título conquistado em 2022, numa final contra a Jacuipense, e o time de Alagoinhas vai este ano em busca do título inédito para um clube do interior, de tricampeão Estadual em 2023.