Com presença do Sindticcc, BYD e Senai fecham parceria para capacitação

Bira manifestou entusiasmo com parceria BYD/Senai

Uma parceria firmada pela montadora chinesa de carros elétricos BYD com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), através do Senai Cimatec, visa cooperação em projetos nas áreas educacional, tecnológica e cientifica. O acordo foi firmado ontem (12), com a presença do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, o presidente da BYD Auto do Brasil, Tyler Li, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ângelo Almeida, além do coordenador geral do Sindticcc, Antônio Ubirajara (Bira), dos diretores, Edgar Filho e Edenivaldo Mendes, e de outras autoridades.

O protocolo de intenções estabelecido visa o intercâmbio de informações e a realização de Programas de Educação Profissional, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além da transmissão de conhecimentos científicos e tecnológicos. Nesta primeira iniciativa da parceria, haverá um processo seletivo para 160 vagas em quatro turmas do curso de Aperfeiçoamento em Operação Automotiva. O curso será ministrado na unidade do Senai em Camaçari. A formação vai abordar conceitos como eletromobilidade e produção de veículos, além de processos ligados a montagem, soldagem e pintura veicular.

Alexandre Baldy, porta voz oficial da BYD Auto Brasil, falou sobre essa parceria firmada na manhã de ontem. “O processo de implantação da BYD aqui na Bahia ele vem se materializando a cada dia. Hoje, celebramos esse termo de cooperação com a FIEB, através do Senai, para que a gente possa capacitar e qualificar baianos que queiram trabalhar e sonham em ter uma oportunidade de emprego e estarão aptos a estarem conosco, dentro da nossa indústria em Camaçari”, disse Baldy.

Ao Jornal do Povo, Bira do Sindticcc falou da alegria de ficar sabendo que, inicialmente, serão 160 baianos acolhidos nesse programa entre a capacitação e qualificação aqui na Bahia e 100 serão enviados a China, passarão por lá 90 dias para conhecerem nossos centros de pesquisa e desenvolvimento.

As inscrições começam nesta segunda-feira (15) e vão até o dia 17 de julho, ou até que o limite máximo de dois mil inscritos sejam atendidos. Os interessados devem se inscrever no site www.senaibahia.com.br/cursogratuito operação automotiva. Podem participar pessoas com idade acima dos 18 anos, que já tenham concluído curso técnico nas áreas de Automação Industrial, Mecatrônica, Eletromecânica, Logística, Manutenção Mecânica, Manutenção Automotiva, Eletroeletrônica, Eletrotécnica e Soldagem. Para os alunos selecionados, o curso será gratuito. A previsão de início das aulas é para o dia 25 de julho.