Com articulação do deputado federal e líder do União Brasil, Elmar Nascimento, o partido oriundo da fusão entre Democratas e PSL tomou a decisão de apoiar a candidatura de Arthur Lira (PP) para a reeleição na presidência da Câmara dos Deputados. A bancada da sigla na Câmara terá 59 deputados na próxima legislatura.
Também na deliberação desta quarta-feira (23/0, a bancada do União Brasil aprovou um indicativo de que poderá, no futuro, compor uma federação com o PP, fazendo com que os dois partidos atuem de forma conjunta na Câmara pelos próximos quatro anos.
De acordo com o jornal O Globo, o encontro que definiu o apoio a Lira não contou com a presença do presidente nacional do partido, Luciano Bivar (PE).
Bivar tinha a intenção de lançar uma candidatura própria do partido à presidência contra a chapa de Lira, tendo, inclusive, articulado a criação de um bloco com o MDB, mas já havia antecipado que não se oporia à deliberação da bancada.
O partido também discute ainda um possível alinhamento com o governo eleito de Lula (PT), mas ainda não bateu o martelo sobre a decisão.
Lira também conta com o apoio do PSD, Republicanos, PP, PL e PDT, embora nem todos tenham declarado formalmente que irão compor seu bloco.