
Com a aproximação do Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), previsto para acontecer no dia 6 de Julho, e que vai definir os novos dirigentes do partido nos municípios e estados brasileiros, além do novo presidente nacional, a CNB Bahia, corrente interna do PT, decidiu nesta segunda-feira (7/4) oficializar apoio à candidatura do governador Jerônimo à reeleição e ampliar a votação do presidente Lula na Bahia.
Membro do Conselhão do presidente Lula, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e provável candidato a deputado federal, Deyvid Bacelar destacou a importância de se “buscar um consenso progressivo e unidade em torno de um nome pra Presidência do PT e composição do diretório estadual em diálogo constante com as outras tendências internas do PT”.
“Estamos alcançando a unidade em diversos municípios da Bahia. Isto é fundamental para que consigamos ampliar as nossas bancadas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa”, afirmou Bacelar.
Ele cita como exemplo de convergência a escolha do nome de Vagner Carneiro para a presidência do partido em Feira de Santana. “Ele reúne todos os requisitos para consolidar a força do partido na segunda maior cidade da Bahia”, afirmou Bacelar.
Ao longo do dia, a CNB Bahia participou de uma agenda de reuniões com sua coordenação e lideranças para debater a conjuntura política internacional, nacional e estadual. No plano internacional foi observado o desmantelamento da economia global, após o tarifaço de Trump. Já em relação ao governo Lula, a corrente do PT avaliou que a melhora na aprovação do governo aponta que as políticas de reconstrução do Brasil seguem no caminho certo.
Na Bahia, a corrente majoritária do PT entende que é preciso construir uma chapa de senadores com os partidos aliados, tendo os dois maiores puxadores de votos no estado: o senador Jaques Wagner e o ministro da Casa Civil Rui Costa.
A CNB Bahia deve realizar um encontro no dia 26/04 na Assembleia Legislativa da Bahia para definir estratégias e o planejamento das eleições de 2026. Na reunião desta segunda-feira estiveram presentes nomes de peso do partido na Bahia, a exemplo do deputado Rosemberg Pinto, líder do governo, a deputada Fátima Nunes, líder do PT na Assembleia, o atual presidente estadual do PT Éden Valadares, o vice presidente nacional do PT Everaldo Anunciação, além de Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP, e Leninha Valente, presidente estadual da CUT.