Cineasta sebastianense participa do principal Festival de Cinema Negro do país

Midi Alves fala sobre o curta metragem Nó:“É híbrido e perpassa pelo vídeo arte e pelo filme experimental”

A cineasta sebastianense Midi Alves, estará no Rio de Janeiro entre os dias 17 á 25 de Setembro de 2024 participando do 17º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, Africa, Caribe e outras diasporas.

O filme de curta metragem “NÓ” (2022), primeiro filme dirigido pela artista, foi selecionado para integrar a programação do festival internacional de cinema na sessão “Nordeste em Movimento”, que contou com a seleção de 5 filmes do Nordeste. O filme da cineasta sebastianense, compõe a grade ao lado da mais nova geração de cineastas brasileiros, comprometidos com a luta por novas perspectivas, narrativas e estéticas de pessoas negras e indígenas no cinema nacional.

Figuras importantes como o ator e cineasta Antônio Pitanga, homenageado nessa edição, Joel Zito Araújo, Conceição Evaristo e Ailton Krenak participam do festival, que conta ainda com outros intelectuais, pensadores, produtores e cineastas brasileiros, caribenhos, africanos e afro-diaspóricos

Sobre o filme:
“NÓ”, é um um curta metragem híbrido que perpassa pelo vídeo arte e pelo filme experimental. Nó, é um mergulho sobre a historicidade das tranças, a relação dos cabelos e transições, enquanto processo de afirmação de identidade estética de pessoas negras que traz, através de um jogo de imagens e sensações auditivas, uma analogia dessa relação. Além das analogias citadas acima, o filme também faz uma critica sobre as intervenções sistêmicas com a arte contemporânea marginal.

SOBRE A ARTISTA
Midi Alves é uma artista, pesquisadora e produtora baiana que iniciou sua trajetória enquanto artista no teatro aos 15 anos de idade, na cidade de São Sebastião do Passé, na Bahia. Nos últimos anos, Midi tem se envolvido em projetos voltados para o cinema e audiovisual, onde desenvolve funções como produtora, assistente de produção, direção, cinemagrafia e montagem. Atualmente, é estudante do Bacharelado interdisciplinar em Artes com área de concentração em cinema e audiovisual pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).