Carqueija desponta como forte candidato a prosseguir presidindo o CREA-BA

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA) já tem data marcada para a eleição da nova mesa diretora. A votação, que elegerá quatro cargos, irá acontecer no dia 17 de novembro de 2023, uma sexta-feira, de maneira secreta e eletrônica. A eleição para os cargos de presidente, diretor geral, financeiro e administrativo será realizada no formato online, no período de 8h às 19h, através do site www.votaconfea.com.br.

As conversas sobre o processo eleitoral 2023, giram, principalmente, em torno da reeleição do atual presidente Joseval Costa Carqueija. Neste contexto, Carqueija vem trabalhando para manter o arco de alianças que apoiou a sua eleição e, dessa forma, construir uma candidatura suficientemente robusta para ganhar novamente o pleito.

Para a engenheira agrônoma Jaqueline Ayres, Carqueija é um jovem de 46 anos e tem bom trânsito na categoria. Filho de Maragojipe e residente em Barreiras há mais de 16 anos, é uma figura proeminente na engenharia e geotecnologias na Bahia.  Ele é casado e pai de duas filhas. “A carreira como engenheiro agrimensor e especialista em geotecnologias, bem como o seu comprovado espírito de liderança, fazem de Carqueija uma pessoa preparada para continuar à frente do CREA”, ressaltou Jaqueline.

Através de sua empresa, a CONSULTEC, desempenha um papel crucial na área de energia eólica e solar, focando na prospecção de parques, regularização fundiária e obtenção de licenças. Sua dedicação ao desenvolvimento rural é inegável, com vasta experiência em assessoria a grandes empreendimentos, pecuaristas de médio e pequeno porte, especialmente nas áreas de titulação de terras, regularização fundiária e meio ambiente.

Carqueija também demonstra sua liderança e iniciativa no Sistema Confea/Crea e Mútua. Foi responsável por implementar o programa Crea-JR na Bahia, foi diretor geral da Mútua-BA e coordenou as câmaras especializadas do Confea. Sua dedicação à criação de diversas associações profissionais para ampliar a representatividade das diversas categorias abrangidas pelo Sistema no Plenário do Crea-BA é notável.

Para sua segunda gestão, Carqueija delineou um plano de trabalho com 8 eixos de atuação: Valorização Profissional; Engajamento com a Sociedade; Parcerias com Instituições de Ensino e Entidades de Classe; Valorização da Equipe CREA-BA; Fiscalização Responsável e Eficiente; Excelência na Gestão e Governança; Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental: Promovendo práticas sustentáveis e incentivando a responsabilidade ambiental.