O superintendente de Trânsito e Transporte de Camaçari, Hélder Almeida, destacou que a utilização da tecnologia será o carro-chefe do novo sistema de transporte do município. Com cerca de 60 ônibus, o sistema já está com a implantação em andamento e deve começar a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo Almeida, o centro de controle e comando será responsável pelo acompanhamento das linhas e dos terminais, garantindo que o sistema seja confiável e seguro, cumprindo os horários e atendendo às necessidades dos usuários. “O trabalho de acompanhamento será realizado de forma inteligente, por meio da tecnologia, que permitirá a coleta de dados concretos e confiáveis sobre o número de pessoas transportadas em cada linha, os horários dos ônibus, a gratuidade para idosos e a meia-entrada para estudantes”, ressaltou.
De acordo com o superintendente, esses dados serão fundamentais para aprimorar o sistema quando ele entrar em operação. Atualmente, quatro empresas já foram contratadas para operar o novo sistema de transporte de Camaçari, e o chamamento público para o serviço complementar já foi lançado. Com a utilização da tecnologia, a expectativa é que o transporte público na cidade seja mais eficiente e ofereça um serviço de qualidade para os usuários.
“Estamos investindo em tecnologia para garantir a eficiência do novo sistema de transporte público. Com a coleta de dados precisos e confiáveis, o objetivo é aprimorar o serviço e oferecer uma experiência positiva para os usuários. Vamos acompanhar toda a frota de forma online, desde o início da viagem até a chegada em seu destino. Os camaçarienses terão um sistema eficiente, seguro e com tecnologia integrada”, frisou.